domingo, 19 de agosto de 2012

PERFIL DA ESCOLA

Escola Estadual Desembargador Régulo Tinôco localizada em região urbana na avenida Lima e Silva, Lagoa Nova, Natal-RN, em frente ao complexo Arena das Dunas. É uma escola que serve de modelo para toda a rede de escolas públicas pelos resultados exitosos que apresenta nos exames nacionais, concursos e vestibulares.
Por está localizada em área central da cidade, a escola atende uma clientela oriunda de vários bairros e municípios circunvizinhos.
Fundada oficialmente no dia 1° de março de 1961, através da portaria nº 269/76 de 28 de dezembro de 1976.
A escola trabalha hoje com as turma do 6° ano ao Ensino Médio pela manhã e com EJA a partir da alfabetização até Ensino Médio EJA e o regular à noite. 

Dispõe de infra-estrutura ampla com onze salas de aula, sala de coordenação e supervisão pedagógica, laboratórios de informática e ciências, bibliotéca, auditório, sala de vídeo, arquivo, sala de orientação educacional, direção, sala de professores, banheiros para professores e banheiros masculino e femininos para estudantes, praça de alimentação, cozinha, secretaria, quadra poliesportiva.
A escola trabalha com vários projetos como maneira de chamar a atenção dos alunos à participação.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PUBLICAÇÃO NA REVISTA DOMINIUN

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO CONTEXTO
EDUCACIONAL
1 Por: Fátima Lúcia Florêncio da Costa.
Estamos vivendo em um mundo em constantes mudanças, ocasionadas pelos avanços científicos e tecnológicos que a cada dia, tem alcançado o seu auge e, juntamente com as transformações sócio-econômicas e culturais, tem modificado significativamente a forma como nos comunicamos, interagimos e nos relacionamos com o mundo do trabalho e com as outras pessoas.
Todas essas mudanças que ocorrem, influenciam e afetam direto ou indiretamente todos os setores da sociedade. Diante desse contexto de grandes transformações e de novas exigências, uma nova concepção de homem, de mundo e de sociedade tem surgido e provocado inúmeras alterações nas organizações e no pensamento humano.
Nesse sentido, tornou-se necessário a criação de espaços para a identificação e o diálogo entre as variadas e diferentes formas de linguagens existentes, o que tem permitido às pessoas se comunicarem com diferentes indivíduos e maneiras.
Nesse jogo de inter-relações sociais entre os sujeitos históricos, surgem novas demandas. O ensino, nesse sentido não se encontra mais restrito aos muros da escola, é possível acompanhar, em tempo real, os acontecimentos que ocorrem em qualquer parte do mundo, bem como ter assistência tutorial de professores que se encontram a quilômetros de distância.
Reconhecer o conhecimento como um processo de natureza interdisciplinar, que pressupõe interatividade e abertura a novas idéias, é um dos grandes desafios nessa era de globalização e da sociedade do conhecimento.
Nessa perspectiva, o aluno pode atuar em ambientes abertos, interagindo e buscando informações em redes de comunicação. Conectando-se à Rede Mundial de Computadores é possível, estabelecer interconexões, apropriar-se de conhecimentos e ter acesso a conteúdos de diferentes naturezas.
Entretanto, a escola tem que estabelecer regras. Ter a oportunidade de acessar os conteúdos da web, não pode está dissociada do sentimento da liberdade responsável.
Utilizando a internet adequadamente, sem distanciar-se do bom senso e da análise crítica, esse recurso pode representar um forte aliado da aprendizagem e do ensino.
A inserção das mídias no contexto educacional se constitui num marco da democratização do acesso às modernas tecnologias da informação e da comunicação, possibilitando novas interfaces e formas de expressão para agir com e no mundo.
Ricas em possibilidades didático-pedagógicas e de grande abrangência, as tecnologias da informação e da comunicação, quando integradas ao projeto político pedagógico da escola, tem apresentado excelentes resultados na construção de aprendizagens e na dinâmica do ensinar.
Desse modo, o aluno passa a ser autor e condutor do seu processo de aprender,
compartilhando com professores e colegas os resultados do seu progresso. O professor, por sua vez, é concebido como um criador de condições e de ambientes propícios à aprendizagem, estimulando e desafiando o aluno a pensar, a aprender e a construir conhecimentos, seja sozinho ou em parceria.
Fundamentalmente, o destaque é na aprendizagem e não no ensino, na produção do conhecimento e não na sua reprodução. Não se trata de juntar a informática com a educação, mas sim, de integrá-las entre si à prática pedagógica visando à obtenção da qualidade do ensino.
Entretanto, tudo isso demanda tempo, investimento do Governo, parcerias, reposição e manutenção dos equipamentos, formação contínua dos professores, dos alunos e preparação da escola.
1 Fátima Lúcia, professora da Secretaria Municipal de Educação – Natal (RN), graduada em Pedagogia (UnP) e especialista em Psicopedagogia (UFRN).

               informação, comunicação e aprendizagem

                                     Por: FATIMA LUCIA FLORENCIO DA COSTA


Durante os estudos desse módulo foi possível nos apropriarmos de terminologias e conceitos importantes para dar início a conhecimentos imprescindíveis e reflexivos a respeito da convergência das mídias e da viabilidade, inovação e diversidade dos equipamentos que temos disponíveis pondo-os a serviço do processo da aprendizagem e do ensino.
Referindo-se ao uso de dispositivos móveis a serviço da informação, comunicação e aprendizagem, mudanças importantes surgem no contexto escolar. No caso da telefonia móvel, que até bem pouco tempo só servia para os usuários estabelecerem comunicação convencional hoje permite uma gama de possibilidades, democratizando o acesso, viabilizando as potencialidades do aparelho telefônico.
Não faltam exemplos para reforçar esse argumento, tantos outros dispositivos que antes eram utilizados apenas com uma função, permitem o acesso a conteúdos, filmam, enviam e recebem mensagens e vídeos, enfim, apresenta tantas possibilidades, sem que, necessariamente o usuário esteja num espaço físico-temporal estático, deslocando-se de um lugar para outro, ele e as pessoas com quem interage ampliam as suas formas de como lidar com as tecnologias.
Nesse sentido, não há como não incorporar as tecnologias da informação e da comunicação ao processo educacional, pois elas estão inseridas nos diversos ambientes, fazendo parte do cotidiano das pessoas, sendo uma realidade e necessidade de estar presente no universo escolar.
Por isso, torna-se urgente uma mudança de postura no fazer pedagógico, a tecnologia que antes era inalcançável para quase todos, hoje é uma realidade no cotidiano das pessoas sejam elas pertencentes a qualquer camada da sociedade.
Mas não se trata apenas de agregar as novas mídias ao contexto escolar e dominar os conhecimentos técnicos dos equipamentos, é necessário pensar maneiras inovadoras de situações de aprendizagem e ensino nas quais haja a tão desejada integração, é essencial que os equipamentos assumam uma função pedagógica.
Assim, pensar em convergência das mídias no contexto escolar e contribuir para a formação e exercício de um cidadão midiático no qual este deixe de ser um reprodutor e assuma uma posição de autor de conteúdos, significa construir uma relação na qual a comunidade escolar interaja com os equipamentos e, sobretudo, tenha conhecimento das implicações éticas, fazendo uso responsável dos dispositivos, seja se comunicando, compartilhando informações, criando com autoria ou colaborando em produções.
Nesse sentido, geram-se novos espaços para que o processo educativo se desenvolva, ampliam-se as dimensões pedagógicas de modo que alunos e professores utilizam de forma consciente os recursos disponíveis e as ações do cotidiano educacional são compartilhadas simultaneamente entre pessoas que pertencem a uma mesma rede.
De acordo com os textos dessa 4ª etapa, é imprescindível a construção de um currículo que garanta a convergência das mídias na trajetória da escola. O documento e a relação a qual foi mencionada anteriormente implica contemplar as características peculiares do cenário no qual a escola está inserida, sendo levadas em consideração as histórias de vida da comunidade escolar, ou seja, os contextos sócio-político e econômicos, tendo como referência a clientela da instituição, suas práticas, trocas e experiências sociais, pois além das prescrições das grades de conteúdos, o currículo é uma reconstrução ativa que apresenta a identidade da escola e as interações que a instituição estabelece com o mundo e, nessa dialética, seus anseios e inquietações na busca de soluções de suas problemáticas.

A foto acima apresenta uma situação de aprendizagem que ocorreu na escola mencionada. Na ocasião, o professor trouxe uma atividade que foi salva em seu celular, baixou no computador que é de uso exclusivo dos docentes no Laboratório de Informática, a atividade foi enviada para o e-mail da escola, abrimos o endereço eletrônico em todas as máquinas do Laboratório, copiamos o conteúdo, colamos a avaliação no editor de texto e assim, a atividade foi socializada simultaneamente.
O endereço abaixo foi utilizado como recurso para incitar discussões a respeito da moral, corrupção e ética no cotidiano das pessoas durante a exposição de aula de Filosofia.

A Escola Estadual Des. Régulo Tinôco, comemora 50 anos educando em Natal, com vasta programação, momento que homenageia seu patrono o Des. Régulpo Tinôco, além de ex-diretores.


SÃO JOÃO DA ESCOLA

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Estadual Desembargador Régulo Tinôco, foi fundada em 1º de março de 1961, através da Portaria de nº 269/76, publicada no dia 28 de dezembro de 1976, portanto, no ano em curso estará completando cinquenta anos de existência.
Historicamente, essa instituição pública presta serviços de qualidade educacionais nos turnos matutino e noturno, atendendo alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, totalizando 602 matriculados.
No turno vespertino, a escola funciona com o projeto Mais Educação, do qual participam os alunos que estudam na escola nos períodos da manhã e noite. No referido horário também funciona o Cursinho Pré-Vestibular do DDRH da UFRN.
Localizada à Avenida Lima e Silva s/nº, no bairro de Lagoa Nova, em Natal/RN, a Escola dispõe de 10 salas de aula, além de outros compartimentos onde funcionam salas de professores, da direção, da equipe técnico-pedagógica, de vídeo, de leitura, cozinha, pátio, auditório, secretaria, arquivo e almoxarifado, quadra de esportes, bem como laboratórios de Informática e de Ciências.
Com o compromisso de proporcionar uma educação que integre todas as dimensões do ser humano, a Escola tem como missão primordial: “Oferecer educação de qualidade para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de interagir e interpretar os desafios da sociedade moderna”.
Sendo referência na cidade na qual está localizada, levando educação e cultura aos seus alunos, a Escola desenvolve, além dos componentes curriculares, projetos temáticos e de caráter interdisciplinar, possibilitando uma formação integral e cidadã, o que ao longo dos últimos anos tem se convertido em premiações, homenagens, certificações e, sobretudo, um reflexo qualitativo com a obtenção de resultados positivos e satisfatórios de aprovações de alunos em concursos públicos, vestibulares e exames nacionais. É o reconhecimento da sociedade civil organizada e de instituições de credibilidade local e nacional, ao excelente trabalho prestado à sociedade. 

Fachada da Escola Estadual Desembargador Régulo Tinôco