A IMPORTÂNCIA DA
INFORMÁTICA NO CONTEXTO
EDUCACIONAL
1 Por: Fátima Lúcia
Florêncio da Costa.
Estamos vivendo em
um mundo em constantes mudanças, ocasionadas pelos avanços
científicos e tecnológicos que a cada dia, tem alcançado o seu
auge e, juntamente com as transformações sócio-econômicas e
culturais, tem modificado significativamente a forma como nos
comunicamos, interagimos e nos relacionamos com o mundo do trabalho e
com as outras pessoas.
Todas essas mudanças
que ocorrem, influenciam e afetam direto ou indiretamente todos os
setores da sociedade. Diante desse contexto de grandes transformações
e de novas exigências, uma nova concepção de homem, de mundo e de
sociedade tem surgido e provocado inúmeras alterações nas
organizações e no pensamento humano.
Nesse sentido,
tornou-se necessário a criação de espaços para a identificação
e o diálogo entre as variadas e diferentes formas de linguagens
existentes, o que tem permitido às pessoas se comunicarem com
diferentes indivíduos e maneiras.
Nesse jogo de
inter-relações sociais entre os sujeitos históricos, surgem novas demandas. O ensino,
nesse sentido não se encontra mais restrito aos muros da escola, é
possível acompanhar, em tempo real, os acontecimentos que ocorrem em
qualquer parte do mundo, bem como ter assistência tutorial de
professores que se encontram a quilômetros de
distância.
Reconhecer o
conhecimento como um processo de natureza interdisciplinar, que pressupõe
interatividade e abertura a novas idéias, é um dos grandes desafios
nessa era de globalização e da sociedade do conhecimento.
Nessa perspectiva, o
aluno pode atuar em ambientes abertos, interagindo e buscando
informações em redes de comunicação. Conectando-se à Rede
Mundial de Computadores é possível, estabelecer interconexões,
apropriar-se de conhecimentos e ter acesso a
conteúdos de diferentes naturezas.
Entretanto, a escola
tem que estabelecer regras. Ter a oportunidade de acessar os conteúdos da web,
não pode está dissociada do sentimento da liberdade responsável.
Utilizando a
internet adequadamente, sem distanciar-se do bom senso e da análise
crítica, esse recurso pode representar um forte aliado da
aprendizagem e do ensino.
A inserção das
mídias no contexto educacional se constitui num marco da
democratização do acesso às modernas tecnologias da informação e
da comunicação, possibilitando novas
interfaces e formas de expressão para agir com e no mundo.
Ricas em
possibilidades didático-pedagógicas e de grande abrangência, as
tecnologias da informação e da comunicação, quando integradas ao
projeto político pedagógico da escola, tem apresentado excelentes
resultados na construção de aprendizagens e na dinâmica do
ensinar.
Desse modo, o aluno
passa a ser autor e condutor do seu processo de aprender,
compartilhando com
professores e colegas os resultados do seu progresso. O professor,
por sua vez, é concebido como um criador de condições e de
ambientes propícios à aprendizagem, estimulando e desafiando o
aluno a pensar, a aprender e a construir conhecimentos, seja sozinho
ou em parceria.
Fundamentalmente, o
destaque é na aprendizagem e não no ensino, na produção do conhecimento e
não na sua reprodução. Não se trata de juntar a informática com
a educação, mas sim,
de integrá-las entre si à prática pedagógica visando à obtenção
da qualidade do ensino.
Entretanto, tudo
isso demanda tempo, investimento do Governo, parcerias, reposição e
manutenção dos equipamentos, formação contínua dos professores,
dos alunos e preparação
da escola.
1 Fátima Lúcia,
professora da Secretaria Municipal de Educação – Natal (RN),
graduada em Pedagogia (UnP) e especialista em Psicopedagogia (UFRN).
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